Neste domingo (26), 137.581 candidatos realizarão a primeira fase da Fuvest 2018, que seleciona alunos para a instituição de ensino de São Paulo (USP). A prova, aplicada das 13h às 18h (horário de Brasília), é composta por 90 perguntas de múltipla alternativa envolvendo as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e novas interdisciplinares. Ao inverso do que você fez quando estava se preparando pro vestibular, em que priorizou as disciplinas com maior complexidade, neste instante é hora de inverter a história. Coloque tua energia nas matérias em que tem mais facilidade.
No começo da prova, como você ainda está descansado, levará menos tempo pra respondê-las. Além disso, a praticidade e os acertos irão dar mais certeza e segurança pra acompanhar adiante. “Se começar pelas mais difíceis, vai regressar tão cansado nas menos difíceis que correrá o risco de errar dúvidas que você tem mais domínio”, explica Luis Gustavo Migiolaro, coordenador do Curso Poliedro, de Campinas (SP).
Você imediatamente decidiu a sequência de disciplinas que vai responder. Então, dentro de cada uma das áreas, comece do início. Pode parecer bizarro expor isto. Mas não oferece pra escolher pergunta por pergunta: você iria perder bastante tempo. Abra a prova e vá respondendo na ordem em que aparecem. Faça uma marcação e parta pra próxima.
- Lave os cabelos duas vezes com shampoo, retire o excedente de água e pentei-os debaixo para cima
- 49 “Última viagem de Zeke”
- Devo visualizar um conselheiro comportamental com experiência em gerenciamento de peso
- Calorias Negativas – Alimentos Que Emagrecem
Por mais que você tenha afinidade com a disciplina, é hora de encarar com o tempo. Então não o desperdice. Ao se deparar com uma coisa que não consegue definir, sinalize-a como média problema ou grande complexidade usando sinais gráficos diferentes. Pode ser uma bolinha e um asterisco ou outra maneira que você ache melhor. “As de média contrariedade são aquelas que você entende, contudo que precisa de um tempo maior pra organizar o raciocínio e respondê-las.
As complicados são aquelas cujo assunto você nunca viu”, ensina Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, de São Paulo (SP). Na hora da resolução, depois das fáceis, passe pra médias, que são as que você tem mais chance de acertar, e deixe as muito difíceis para o término.
Jamais deixe de responder uma pergunta. Se no desfecho não adquirir definir o exercício, seleção uma possibilidade que fique perto do que você chegou ou seleção a fantástica por eliminação. Ao apanhar a prova, resista, contudo não a folheie achando que localizará as dúvidas que você entende responder. “É uma estratégia errada.
O vestibular da Fuvest é contextualizado, tem muita leitura, tabelas, e fica árduo achar estas questões”, alerta Marcelo Dias, coordenador do Etapa. Reserve 30 minutos pra atravessar as respostas para o cartão-resposta (folha óptica). Nesse momento, aproveite pra apurar se não ficaram questões para trás. Evite responder a questão e marcar o cartão ao mesmo tempo. E também desconcentrá-lo, você pode, logo em seguida, modificar de ideia e aí será tarde demais, porque a folha não podes ser rasurada.
Concentre-se nos enunciados das perguntas, especialmente no momento em que eles envolverem textos de apoio, gráficos, imagens, tabelas ou mapas. A interpretação concentrada desses elementos pode amparar na elaboração da resposta. Desde a edição de 2016, não é mais permitido o emprego de nenhum tipo de relógio no decorrer da realização das provas. Assim, você terá que controlar o tempo sozinho, com apoio apenas nas informações de tempo faltante pro fim do exame fornecidas pelo fiscal da sala.