Hoje em dia, quase todas as organizações apoiam o conceito de um planeta mais verde. A maioria reconhece a pergunta ética pro desenvolvimento de cadeias de suprimentos que conservam energia e causam pequeno prejuízo ambiental. Todavia, de acordo com Ozge Islegen, professora assistente de economia de gestão e ciências da decisão da Kellogg School, há uma crescente conscientização de que assim como faz significado comercialmente lançar as operações em redor da sustentabilidade social e ambiental. “Todos reconhecem que esse é a trajetória que carecemos tomar”, diz Islegen.
“Agora é uma dúvida de fazer com que o desempenho ambiental faça cota da estratégia corporativa. Descobrimos que de fato existem razões estratégicas pra formação de operações sustentáveis, as quais podem inclusive doar um direito grau de vantagens”. Sempre houve no mínimo um incentivo pra corporações se concentrarem no funcionamento ambiental: evitar publicidade negativa. Com a explosão das redes sociais, esse incentivo só ficou mais potente. Qualquer notícia a respeito de poluição sério ou normas ambientais frouxas irão se espalhar instantaneamente e deixar uma marca/cicatriz. A Volkswagen descobriu isto depois de projetar motores pra fraudar testes de emissões em onze milhões de seus automóveis a diesel.
A empresa agora se recupera da raiva dos clientes, recalls de produtos e queda das ações, e também multas de bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, os líderes empresariais estão aprendendo que operações limpas e maior desenvolvimento podem caminhar lado a lado. Mesmo nos casos em que uma estratégia de operações sustentáveis venha a ampliar os custos, as vantagens oriundas de uma interessante reputação podem, no enorme período, trabalhar no significado de compensar esses custos.
- Vince e seis Votação de proteção ao nome
- N.E.A.T. Selling
- 2 – Fugir das responsabilidades, não ajuda
- 2 Liberdade de Expressão
- 1 Modalidades de avaliação
Ser um pioneiro, por exemplo, podes reforçar o apelo de uma corporação entre potenciais compradores e parceiros, dando a essa organização uma voz de destaque na comunidade civil global, o que, em última análise, ser vantajoso pros negócios. A organização Patagonia, fabricante de vestuário para atividades ao ar livre, é uma destas líderes do mercado.
Em 2010, a Patagonia ajudou a fundar a Sustainable Apparel Coalition, uma aliança de trinta corporações dos setores de vestuário e calçados. “As corporações que melhoram seu funcionamento ambiental não precisam abrir mão da vantagem competitiva”, diz Islegen. Além das preocupações sobre reputação, assim como há muitas vantagens em estar um passo pela frente da da regulamentação.
“Com tantas pessoas prestando atenção e com os governos sentindo a necessidade de agir, definitivamente virão mais regulamentações”, diz Islegen. “De uma promessa operacional, é melhor estar preparado”. Parte deste preparo é ajudar a combinar as normas do setor. A Coca-Cola, por exemplo, anunciou seus esforços próximo a seus fornecedores pra aumentar a competência do emprego da água. O diretor de sustentabilidade da Tiffany’s há pouco tempo pediu superior responsabilidade nas operações de mineração global. Islegen vê esses movimentos como estratégicos, e também éticos. A empresa ajudou a formar um programa de auditoria por todo o setor pra rastrear a origem de metais preciosos e assegurar que nenhum deles sejam extraídos de minas controladas por grupos armados.
Evidentemente ser totalmente transparente não é uma tarefa tão simples quanto parece. Dada a dificuldade das cadeias de suprimentos globais, é preciso um vigor altamente coordenado para garantir que o histórico de todos os fornecedores esteja em conformidade com os padrões do mercado. Islegen diz que isto faz fração do recurso de conduzir a sério as operações sustentáveis.